25.10.05

A musa violentada


Na gaveta embaixo dos casacos, guardo uma caixinha de música. Quando a abro, ouço um mecanismo de cordas desafinado tocar Luar do Sertão. Lá dentro, estão as pequenas lembranças da minha vida: as medalhas de ouro das olimpíadas rosarienses de 1993, uma Parker lascada e entupida que eu tenho preguiça de limpar, o casal de dinossauros de borracha Rodrigo (por causa de O Tempo e O Vento) e Maria do Carmo (d'après Rainha da Sucata), uma fitinha do Senhor do Bom Fim e um envelope com fotos.

Abri-o para tentar encontrar uma foto de Joana Aguiar, a pedido do Paulinho, em comentário logo abaixo. Achei essa, de 1967. No círculo vermelho, temos Joana. De cá pra lá: o desaparecido político Jean Jenau, eu, Jô (naturalmente), o poeta Octavio Paz, a atriz Mia Farrow e Bogadinho.

Estávamos na Riviera, numa época em que o ópio e o vermute estavam estranhamente em voga. Fomos todos de barco, num cruzeiro-bacanal. As lembranças, naturalmente, se escassearam ao longo dos anos. Mas não consigo esquecer os gritos de Joana, que estava naquela noite no quarto ao lado do nosso. Nenhum de nós conseguiu, e creio que jamais conseguirá. Sabíamos: ela estava sendo estuprada por nosso anfitrião, o Conde de Albergairinhas. Mas o que fazer? Estávamos dopados, não sentíamos nada, nada além de culpa.

Comments:
a foto não ajuda mesmo.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?